Para ajudar um amigo que está a pensar suicidar-se ou que se está a sentir deprimido

Escute e não diga nada!

Quando alguém se está a sentir deprimido e a pensar suicidar-se a nossa reacção imediata é tentar ajudar. Oferecemos conselhos, partilhamos as nossas próprias experiências e tentamos encontrar soluções.

Mas devíamos escutá-los e não dizer nada. Quem pensa suicidar-se não quer conselhos ou soluções. Eles querem alguém com quem possam desabafar e com quem se sintam à vontade.

Escutar – escutar mesmo – não é fácil. Devemos nos esforçar e não dizer nada – comentar, contar uma história ou aconselhar. Devemos escutar não os factos que a pessoa nos está a contar mas também os sentimentos que se encontram por detrás desses factos. Precisamos de compreender as coisas com a perspectiva dessa pessoa e não com a nossa. Aqui encontram-se alguns pontos que não deve esquecer se está a ajudar alguém que está a pensar suicidar-se.

O que é que as pessoas que estão a pensar suicidar-se querem?

  • Alguém que escute: Alguém para com quem desabafar. Alguém que não o julgue, ou aconselhe ou dê opiniões e que lhe dedique atenção.
  • Alguém em quem confiar. Alguém que os respeite e que não os tente controlar. Alguém em quem confiar.
  • Alguém que goste deles. Alguém que esteja disponível, que os descontraia e que fale com calma. Alguém que os ponha tranquilos, que os aceite e que acredite neles. Alguém que diga, ‘eu gosto de ti.’

O que é que as pessoas que estão a pensar suicidar-se não querem?

  • Estar sozinhos. Rejeição pode fazer com que o problema pareça muito pior. É muito importante ter alguém com quem desabafar. Escute.
  • Conselhos. Sermões não resolvem o problema. Nem que lhe digam que se animem ou que não se preocupem. Não analise, compare classifique ou critique. Escute.
  • Ser interrogados. Não mude de assunto, não demonstre que tem pena e não condescenda. É muito difícil falar sobre os próprios sentimentos. Quem está a pensar suicidar-se não querem que os apressem ou que os ponham na defensiva. Escute.

Do you want to contact Befrienders Worldwide?

Contact the Befrienders Worldwide member in your own country if there is one.

Find a support centre

If there are no Befrienders Worldwide members in your own country, click on the link below to find further help.

Further Support